Os percursos da Rota do Vinho de Talha atravessam o Alentejo, com epicentro no município da Vidigueira, proporcionando o contacto próximo com as suas paisagens únicas, cultura diversificada e história milenar. Através deles é possível conhecer as arquiteturas, saberes e processos culturais que nos permitem saborear este vinho único e apreciar artes e ofícios locais. Seja através de um passeio entre ruínas romanas ou por vinhas antigas, numa adega acompanhados de talhas de barro de variados tamanhos e feitios, esta é uma forma privilegiada de provarmos os aromas, sabores e sons mais genuínos do particular "modo de estar" alentejano.
A Rota do Vinho de Talha pretende ser uma viagem cultural por vários interiores, tendo tido início pela união de esforços de 22 municípios alentejanos: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arronches, Borba, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Évora, Ferreira do Alentejo, Marvão, Mora, Moura, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacém, Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira, que asseguram a representatividade dos territórios onde se manifesta a preservação da prática tradicional de produção de vinho de talha.
A criação da presente Rota conta com algumas experiências que se podem realizar em alguns desses municípios e pretende potenciar a identidade cultural e social do Vinho de Talha e das comunidades vinhateiras, através da dinamização económica e turística deste bem, valorizando os territórios e os seus atores económicos e turísticos numa lógica de criação de novas oportunidades de aproveitamento do seu potencial.
Os valores comerciais das rotas não estão calculados e sugere-se o contacto com os turismos de cada um dos municípios ou as adegas a visitar.

Rota do Vinho de Talha
O território da Rota do Vinho de Talha é composto por 22 municípios altenejanos estando divido em 3 nívies diferentes:
-
Nível 1
Territórios com Pontos de Visita e Experiências de Vinho de Talha.
-
Nível 2
Territórios com Pontos de Visita de Vinho de Talha.
-
Nível 3
Territórios com tradição de produção de Vinho de Talha mas onde actualmente não existem Pontos de Visita nem Experiências de Vinho de Talha.